Perguntas Freqüentes

Por que você deu o nome de "Gambas" a este projeto?

Parece que nomes de projetos livres são freqüentemente nomes de animais, especialmente as de linguagem de programação: Python, Camel, Bonobo, etc. E eu queria ter um acrônimo recursivo com a palavra "Basic" nele. Então, Gambas Almost Means BASic (Gambas quase significa Basic)!

O Gambas é compatível com Visual Basic?

Não, e nunca será! Felizmente, existem similaridades, mas não espere o seu velho código Visual Basic rode no Gambas sem fazer nenhuma alteração. Você pode ir à pagina de solução de problemas para encontrar alguns exemplos de diferenças entre as duas linguagens. Veja também: Diferenças do Visual Basic

O Gambas vai ser compatível com Java ou .Net?

Nunca, eu temo. Existem muitas razões, boas e ruins: Não sou nem a Sun nem a Microsoft, e não quero impor uma única linguagem para todos em todos os lugares. Uma coisa estúpida, não? :-) Eu quero uma linguagem simples mas poderosa, não necessariamente feita para profissionais ou nerds. Eu criei ela por diversão também! Gosto de escrever compiladores, interpretadores, máquinas virtuais... Então eu não usei as especificações do Java nem do .Net. O IDE do Gambas é escrito em Gambas.

O Gambas é multiplataforma?

No futuro, eu espero que seja uma resposta simples: "sim!". :) No momento, existem relatos de pessoas compilando Gambas sobre BSD e Win32/Cygwin.

Por que você não une seu projeto com HBasic, MonoBasic, Parrot...?

Existem muitas diferenças técnicas entre esses projetos e o meu para pensar sobre uniões.

Outro problema é que o interpretador Gambas é muito restrito às características da linguagem que eu preciso. As características do .Net/Parrot são muito diferentes das do Gambas. Não é apenas uma questão de interpretar código de bytes. Por exemplo, existe o 'reference counting' contra o problema de 'garbage collector'. O que acontecerá com o sistema de gerenciamento de componentes? Ao gerenciador de herança de classes? Aos hooks do interpretador? E assim por diante...

Como eu compilar, faço o 'make' e 'install' do Gambas?

Veja o LEIA-ME

Como eu desinstalo o Gambas?

Se você instalou o Gambas usando o mecanismo de pacotes do seu sistema operacional, deve ser fácil usar o procedimento normal de desinstalação. Se você instalou a partir do fonte como root, basta remover o diretório de instalação. Por exemplo, se você instalou o Gambas em /opt/gambas, que é o padrão, basta fazer, como root:

  $ rm -rf /opt/gambas

Se o prefixo de sua instalação é /usr, ou /usr/local (que é o default) você deve remover cada diretório individualmente, um a um.

$ rm -f /usr/local/bin/gbx2 /usr/local/bin/gbc2 /usr/local/bin/gba2 /usr/local/bin/gbi2
$ rm -rf /usr/local/lib/gambas2
$ rm -rf /usr/local/share/gambas2

Posso acessar meu banco de dados PostgreeSQL, MySQL, etc. com o Gambas?

Atualmente você pode acessar bancos de dados PostgreeSQL, MySQL e SQLite na versão estável, e mais na de desenvolvimento. Se você quiser desenvolver um driver para outro sistema de banco de dados, você é bem-vindo!

Sou um programador C/C++. Como posso te ajudar?

Você é bem-vindo para ajudar! Primeiro você pode se inscrever à lista de discussão dos desenvolvedores e se apresentar. Então, você deve tentar entender a arquitetura Gambas: o compilador, o interpretador, o ambiente de desenvolvimento, os componentes, e como eles vivem juntos. Então, você pode ler a documentação do desenvolvedor no Wiki: ele te explicará como programar componentes. Você encontrará o exemplo Gambas chamado gb. Exemplo que é cheio de comentários. Ao ler o fonte deste exemplo, você entenderá como escrever um componente. Se você quiser escrever um driver de banco de dados para o componente de banco de dados, o driver do PostgreeSQL é comentado, então você pode facilmente saber como fazer isso. É claro, eu responderei a qualquer questão e te ajudar naquilo que eu puder, considerando que você tem mais do que um ano escolar de aprendizado de C/C++ :-)

Não sou programador C/C++. Como posso te ajudar?

Qualquer ajuda nas seguintes tarefas é bem-vinda. Não é necessário ter habilidades em C/C++!
  • Brincar com o Gambas e reportando bugs.

  • Criando programas exemplo para iniciantes, e enviá-los para mim para que eu os coloque no pacote de fontes.

  • Criando tutorias para mostrar a iniciantes como escreverem seu primeiro programa Gambas. Isso seria uma grande idéia! :-)

  • Traduzindo o Gambas em sua própria língua, se isso ainda não foi feito. Consulte Como Traduzir o IDE Gambas para mais informações.

Posso desenvolver software proprietário com o Gambas?

Sim, você pode. Mas se você for usar o componente QT GUI, i.e. se seu programa é gráfico, então você deve obter uma licença QT antes de começar seu desenvolvimento. Caso contrário, crie seu software livremente :-)

Você vai portar o Gambas para o Windows?

Não, mas vou ajudar as pessoas que tentarem fazer isso. Eu já compilei os fontes do Gambas no Cygwin no passado, mas não funcionou. Perceba que existem várias coisas a portar: gerenciamento de processos, componente qt, e ssim por diante... É um trabalho gigantesco.