gb.compress

Este componente permite comprimir e descomprimir aqruivos, e a ler e escrever arquivos comprimidos usando métodos stream padrões. Ele também permite comprimir e descomprimir strings na memória.

Atualmente ele pode usar dois algoritmos, fornecido por zlib e libbzip2. Os programas mais conhecidos que usam esses algoritmos são as ferramentas de linha de comando "gzip" e "bzip2", então você pode lidar com os arquivos gerados por estes programas.

Este componente usa internamente bibliotecas "lib" e "libbz2", então você precisa instalar estas bibliotecas nos computadores que vão usar o componente de compressão. Se você planeja usar somente um destes algoritmos, você não precisa instalar ambas as bibliotecas.

Mais informação sobre internos em:

http://www.gzip.org/zlib/

http://sources.redhat.com/bzip2/

Todas as distribuições comuns GNU/Linux incluem pacotes para estas bibliotecas, FreeBSD e outros Unixes também. Ambos os compressores de dados são livres de patentes, e atualmente podem ser usadas até mesmo em programas que não são código aberto, se você seguir as instruções contidas nas suas licenças. (leia elas cuidadosamente para a versão que você planeja usar)

Classe

Descrição
Compress Esta classe permite que o Gambas use algoritmos de compressão, para comprimir arquivos, strings na memória, e para escrever um arquivo comprimido usando métodos Stream padrões.
Uncompress Esta classe permite ao Gambas usar algoritmos de compressão, para descompactar arquivos, strings na memória, e para ler um arquivo compactado usando métodos padrão de Stream.