Application (gb)

Esta classe fornece informações acerca da aplicação atual que está rodando, e garante um acesso ao ambiente do processo e à linha de comando do processo.

Esta classe é estática.

Propriedades estáticas
Args   Retorna um array contendo os argumentos passados ​​para o programa pelo shell.
Daemon   Defina esta propriedade como TRUE para tornar o aplicativo atual um daemon.
Dir   Retorna o diretório do aplicativo.
Env   Retorna um Collection virtual de strings contendo as variáveis ​​de ambiente do processo.
Handle   Retorna o pid do sistema (identificador de processo) do seu programa. Isso retorna o mesmo valor que a propriedade Id.
Id   Retorna o PID do sistema (identificador de processo) do seu programa. Isso retorna o mesmo valor que a propriedade Handle.
Name   Retorna o nome da aplicação, conforme definido na caixa de diálogo de Propriedades do projeto na IDE.
ParentHandle  
Path   Retorna o caminho do aplicativo, ou seja, o diretório onde ele reside.
Priority   Retorna ou define a prioridade do processo atual.
Startup   Retorna o objeto da classe de inicialização.
Task  
TempDir  
Title   Retorna o título do aplicativo que está sendo executado.
Version   Retorna a versão do programa, conforme definido na caixa de diálogo de Propriedades do projeto na IDE.

Exemplo

Imagine que você inicie um novo projeto no Gambas, você chama este projeto "MyApplication", os comentários são "Este é o título de MyApplication", salvá-lo em /home/user/gambas/MyApplication , e você está escrevendo a primeira versão, isto é, 0.0.1.

Se você digitar... Você começa... Notas
PRINT "Diretório: "; Application.Dir Diretório: /usr/bin O diretório atual processo, como retornado pela função do sistema getcwd().
PRINT "Ambiente: "; Application.Env.Count; " variáveis" Ambiente: 77 variáveis
PRINT "Aplicação handle: "; Application.Handle Aplicação handle: 8792 O identificador de processo (ou ID do processo) é diferente em cada execução.
PRINT "ID da aplicação: "; Application.Id ID da aplicação: 8792 Esta propriedade é sinônima da anterior.
PRINT "Nome: "; Application.Name Nome: MyApplication Este é o nome da aplicação, ou seja, o nome de seu diretório de origem.
PRINT "Caminho: "; Application.Path Caminho: /home/username/gambas/MyApplication O diretório onde o aplicativo é executado.
PRINT "Valor retornado: "; Application.Return 0 Este é o valor que será retornado pelo seu aplicativo para a saída do sistema operacional.
PRINT "Título: "; Application.Title Título: Este é o título de MyApplication O título de sua aplicação, conforme definido no diálogo propriedades do projeto.
PRINT "Versão do aplicativo: "; Application.Version Versão do aplicativo: 0.0.1 A versão do aplicativo, conforme definido no diálogo de propriedades do projeto.

Manipuladores especiais de eventos globais

Estes manipuladores de eventos devem ser definidos na classe de inicialização como métodos estáticos para poder ser levado em consideração pelo interpretador.

Application_Read Capturas de dados enviados para a entrada padrão.

Se esse método estático for definido na classe inicial do projeto, a entrada padrão é observado pelo interpretador, e o método é chamado sempre que existir algo para ler na entrada padrão.
Application_Error Este manipulador é chamado quando um erro é gerado e não é tratada por nenhuma instrução CATCH, TRY or FINALLY.

Desde 3.5